sábado, 27 de abril de 2013

Vanir

 Na mitologia nórdica, Vanir são um grupo de deuses associados com sabedoria, à fertilidade e a capacidade de ver o futuro. Os Vanir são um dos dois grupos de deuses (o outro é o Æsir (são mais guerreiros que seus rivais) e são os homônimos da localização Vanaheimr (“Home of the Vanir”, é um dos nove mundos e casa do Vanir)). Após a Segunda Guerra Æsir-Vanir, os Vanir tornou-se um subgrupo de Æsir. Subsequentemente, os membros da Vanir são por vezes também referidos como membros do Æsir.
     Os membros do panteão Vanir incluem Njorðr (deus Vanir dos Mares, dos ventos e da fertilidade), Frey (é um deus representado como belo e forte que comanda o tempo e a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz. É o deus chefe da agricultura.) e Freyja (é a deusa mãe da dinastia de Vanir, é a deusa do sexo, da sensualidade, da fertilidade, do amor, da beleza, da atração, da luxúria, da música e das flores), que viveram entre o Æsir desde o fim do conflito entre os dois clãs de deuses (negociados para Mimir e Hoenir). A classificação como Vanir de Skaði, de Lýtir, de Gerðr e de Óðr pode ser debatida. Skaði era uma giganta casada com Vanir (Njorðr); Gerðr também era uma giganta, por quem Frey ficou apaixonado, vendendo sua espada como pagamento para sua união com a deusa. No entanto, não está bem certo se esta união atingiu mais do que uma única reunião. Óðr é mencionado no Eddas muito rapidamente como o marido de Freya, mas nada mais é sabido realmente sobre quem era ele (embora se observe frequentemente que este era um de nomes de Odin). Os deuses Njord e Frey aparecem na saga de Ynglinga de Snorri como reis da Suécia. Seus descendentes no trono sueco são reconhecidos como Vanir:
  • Fjölnir, filho de Frey e da giganta Gerda.
  • Sveigder, que casou com Vanes de Vanaheim e teve o filho Vanlade.
  • Vanlade, cujo nome o conecta aos Vanir, e que casou com uma filha do gigante Snær.
      São deuses da fertilidade e da prosperidade, enquanto os Æsir eram deuses da guerra. Os Vanir possuíam um conhecimento profundo das artes mágicas, de modo que sabiam também sobre o futuro. A lenda conta que Freya ensinou a mágica aos Æsir. Praticavam também a endogamia e mesmo o incesto, ambos proibidos entre o Æsir; como um exemplo, Frey e Freya eram filhos de Njord e de sua irmã, Nerto.
      O Eddas identifica uma possível inter-relação entre os Vanir e os elfos, frequentemente intercambiando o Æsir e os Vanir e o Æsir e os Elfos para significar "todos os deuses". Como os Vanir e os Elfos representavam os deuses da fertilidade, o intercâmbio entre os dois nomes sugere que os Vanir e os elfos podem ter sido utilizados como sinônimos. É também possível que os dois nomes reflitam uma diferença no status do panteão, onde os elfos eram considerados deuses menores da fertilidade, visto que os Vanir eram os deuses principais da fertilidade. Frey seria, neste caso, um comandante dos Vanir sobre os elfos em Álfheim. A reconstrução contemporânea da religião nórdica mais focada nos Vanir os nomeia, às vezes, como Vanatrú.
    Alguns Vanir:
*Aegir: É o deus dos mares e oceanos.
*Ran: Esposa de Aegir, Ran governa o mar. Temida pelos marinheiros por ser uma. deusa maligna que os arrastava para o fundo do mar se tivesse a oportunidade. Deusa do Submundo e dos Elfos Escuros, Senhora dos Mortos.
*Freyja: É a deusa mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica. Filha de Njord e Skade (Skadi), o deus do mar, e irmã de Frey, ela é a deusa do sexo, da sensualidade, da fertilidade, do amor, da beleza, da atração, da luxúria, da música e das flores
*Frey: Filho de Njord e irmão de Freya, e está casado com a giganta Gerda. É um deus representado como belo e forte que comanda o tempo e a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz. É o deus chefe da agricultura.
*Gerðr: Deusa das almas perdidas
*Gullveig, quando os Aesir a trataram mal, causou a Guerra dos Deuses: É uma deusa vanir bruxa que era a mais vaidosa de todos os deuses nórdicos e amava o ouro acima de tudo. Gullveig era uma bruxa cruel e gananciosa, e trabalhava por ouro. Ela amava tanto o ouro que usou uma magia para brilhar como ouro. Como virou um símbolo de riqueza, foi acolhida pelos Vanir.
*Hoenir, um refém de Aesir: Era um membro da família dos Aesir e irmão de Odin
*Mimir, um refém de Aesir: O mais sábio dos deuses nórdicos, Mímir teve sua cabeça decepada, mas Odin a manteve viva e a consultava a fim de se tornar onisciente.
*Kvasir: É um deus, resultado da junção da saliva de todos os deuses. Depois da guerra Æsir-Vanir, todos os deuses Vanir e Æsir juntaram as salivas em sinal de paz, resultando desta junção um deus da raça Vanir extremamente sábio, o deus Kvasir.
*Lýtir: é considerado um deus na mitologia nórdica e paganismo nórdico. Seu nome é relacionado nem para o Old Norse hlutr palavra, que significa "muito, compartilhar predizer".
*Njorðr: O deus vanir dos Mares, dos ventos e da fertilidade. É o protetor dos pescadores e dos caçadores que, em sua honra, construíam pequenos altares nas falésias e nas florestas, onde depositavam parte do que conseguiam pescar ou caçar. Era visto como um deus pacífico.
*Skaði: Deusa do inverno. Enquanto seu esposo prefere viver nas praias e perto do mar, ela prefere habitar as montanhas e os lugares altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário